Este blog foi criado com o intuito de fornecer informações sobre as representações dos professores de educação infantil a respeito da profissão docente. Como a profissão é vista pelos próprios profissionais?

Sempre que se pesquisa sobre profissão docente, surgem os seguintes temas: remuneração, desvalorização ou falta e reconhecimento, cansaço, frustração, etc. e, ao mesmo tempo, satisfação, gratificação, contentamento, etc. Veremos alguns destes temas, sob a fala de estudiosos da área, e a importância deles na da vida profissional dos professores.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Remuneração

Ao falarmos sobre a profissão docente, sempre surge o assunto “remuneração”. É difícil encontrar um professor que não reclame dela ou que esteja satisfeito com ela. O profissional da educação não vê bem compensado todo o trabalho e o esforço que realiza para manter uma educação de qualidade aos educandos.

Codo (1999), em um breve relato histórico, mostra como surgiu a desvalorização e a baixa remuneração da profissão docente. Ele afirma que a mulher foi chamada, estimulada pelo estado, a desenvolver um trabalho importante para a organização do Estado nacional e a criação de uma identidade nacional, para o qual a educação era fundamental. Porém, pelo simples fato de ser mulher, dependente do homem, que era o chefe da família, e ser vista em segundo plano, seu trabalho não foi devidamente reconhecido e recompensado.

O reconhecimento material pelo realizado estava filtrado nos pressupostos duma identidade de gênero que considerava ao homem como provedor principal da família e a mulher como sua dependente, cujo salário poderia chegar a ser, no máximo, um complemento da renda familiar (CODO, 1999, p. 66).

Além disso, muitas vezes as atividades realizadas na escola eram confundidas com as atividades domésticas; eram consideradas, segundo Codo (1999, p. 66), “um prolongamento de algumas realizadas no espaço doméstico: o cuidado e a educação das crianças”. Assim, tentava-se justificar a baixa remuneração da profissão.

Essa visão ainda existe, principalmente em relação à Educação Infantil. Muitas pessoas consideram a Escola de Educação Infantil como um lugar onde as crianças são apenas cuidadas, onde não há educação.

Mas, voltando ao tema, em relação à má remuneração, Gatti (2000, p. 60), afirma: “Que estímulo podem ter estes professores para investir em seu auto-desenvolvimento e no de seus alunos? Como é possível a uma nação que se quer moderna conviver com isto?”.

Realmente, o salário baixo, muitas vezes, desestimula, desanima. Além disso, para complementar o salário, muitos professores fazem jornada dupla de trabalho. Com isso, jornada dupla e baixa remuneração, de onde ele tirará ânimo para preparar aulas, estudar, fazer cursos, participar de eventos, enfim, ter uma formação contínua para proporcionar aulas de mais qualidade aos educandos?

Interligado a este tema, sempre está o tema “desvalorização”. Assim, como a profissão é mal remunerada, é desvalorizada. Porém, é desvalorizada por ser mal remunerada? Ou é mal remunerada por ser desvalorizada?

Em minha próxima postagem, falarei sobre este tema: desvalorização da profissão docente.

Referências:
CODO, Wanderley (Org.). Educação: Carinho e trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes / Brasília: Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação: Universidade de Brasília. Laboratório de Psicologia do Trabalho, 1999.

GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

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